Simulação: Desenvolvendo jovens talentos no ambiente de trabalho

Você já ouviu falar sobre simulações do ambiente de trabalho? Essa é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para atrair e desenvolver talentos.

É por isso que nesse post vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre esse método e como ele pode ajudar no recrutamento e desenvolvimento de jovens talentos.

O que é uma simulação do ambiente de trabalho aplicada para recrutamento?

Basicamente, é uma experiência realista para os candidatos, onde eles podem vivenciar situações semelhantes às que enfrentam no mercado de trabalho. Isso permite que os recrutadores avaliem as habilidades e competências dos candidatos de forma mais precisa, além de proporcionar aos próprios candidatos a oportunidade de conhecer melhor o ambiente profissional e o tipo de desafios que irão encontrar.

É uma ferramenta que permite recriar situações e tarefas que os colaboradores enfrentam no dia a dia da empresa. Essas simulações podem ser realizadas por meio de jogos, exercícios práticos ou utilizando plataformas específicas. O objetivo principal é proporcionar aos candidatos a oportunidade de vivenciar o ambiente e demandas que encontrarão ao assumir determinada função.

A simulação também ajuda a empresa a reduzir o processo de onboarding, trazendo talentos mais preparados para os desafios do trabalho e desenvolvendo as skills necessárias para a realização das tarefas.

A simulação também pode ser usada para o desenvolvimento de colaboradores

As simulações são uma ferramenta poderosa também para treinar e desenvolver talentos que já estão na empresa. Seja novos colaboradores que acabaram de chegar, seja pessoas com mais tempo de casa que desejam mudar de função ou assumir novos desafios.

Como são treinamentos práticos que replicam situações reais, as simulações ajudam os novos funcionários a se adaptarem mais rápido a nova área e função e ganharem confiança sobre o trabalho antes de executá-lo em um ambiente real.

Imagine que você está treinando um novo representante de vendas para prospectar clientes. Não seria incrível ter um ambiente simulado onde esse colaborador possa aprender tudo de forma prática e com uma chance bem menor de cometer um erro com um cliente real?

O mesmo vale para um colaborador com mais tempo de casa e que gostaria de assumir novos desafios. Antes de mudar de função, ele pode passar por alguns projetos simulados para se desenvolver e ter uma compreensão maior do que executará no novo papel.

Quais os benefícios da simulação do ambiente de trabalho?

Existem uma série de benefícios que uma simulação pode gerar para a formação do jovem e o impacto nas empresas.

Economizar horas de onboarding

Essa simulação pode economizar horas em treinamento. Os candidatos têm a oportunidade de vivenciar situações semelhantes às que enfrentarão no dia a dia da empresa, isso permite que eles se familiarizem com as tarefas e desafios específicos do cargo, além de desenvolverem habilidades práticas necessárias para o sucesso na função.

Acelerar o aprendizado

Essa abordagem proporciona um aprendizado mais eficiente e acelerado, pois os candidatos podem experimentar diferentes cenários e receber feedback imediato sobre seu desempenho. Assim, facilita a parte de identificar áreas em que precisam melhorar e trabalhar nelas antes mesmo de iniciar oficialmente na empresa.

Reduzir treinamento

É possível reduzir consideravelmente o tempo necessário para treinamentos tradicionais, já que os colaboradores chegam ao ambiente de trabalho com conhecimentos prévios adquiridos durante a simulação.

Diminuir problemas

Uma simulação realista também ajuda a minimizar erros e falhas no início do período de adaptação dos novos colaboradores. Ao passarem por situações similares às que encontrarão no trabalho real, eles têm a chance de aprender com seus erros e corrigi-los antes mesmo de começarem suas atividades efetivas na empresa.

A apprenty conta com um ambiente profissional preparado para reproduzir e simular tudo o que um profissional iniciante vai vivenciar em uma empresa!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog para mais novidades!